Deslumbrem-se com o incrível.... Angkor Wat!


Nascer do Sol em Angkor Wat
O sol ainda não tinha nascido e já estávamos na rua à espera de Mr. Ban, o nosso condutor de tuk-tuk. Eram 5h da manhã e o objectivo estava decidido: ver o nascer do sol em Angkor Wat, considerado um espectáculo de rara beleza. Começou assim o nosso segundo dia nos templos do complexo de Angkor, um dia verdadeiramente incrível, mas recuemos um pouco nesta história. 
Os templos do complexo de Angkor, um conjunto de vários templos (dos quais se destaca Angkor Wat), muitos deles com mais de 1000 anos e que são motivo de orgulho nacional no Camboja, estando até Angkor Wat representado na bandeira. Para visitar os templos mais importantes é necessário comprar bilhete (existem para 1, 3 ou 7 dias e escolhemos o de 3 dias por 62$/pessoa). Comprámos o bilhete 2 dias antes de ir aos templos e visitámos a parte gratuita do Open Panorama Museum e o Angkor National Museum (12$/pessoa) para sabermos um pouco mais do que íamos encontrar.

Angkor National Museum
Como queríamos ver o nascer do sol em Angkor Wat e na noite anterior tínhamos saído, decidimos que o 1.° dia nos templos começaria mais tarde e sem incluir Angkor Wat. O complexo de templos é enorme (os condutores dividem-no em Small Tour e Grand Tour) e nós fomos directos a Prasat Preah Khan. Até lá chegar, começámos a ficar maravilhados: as entradas monumentais em pedra, o tamanho do complexo e o cuidado com os caminhos, o entrever de alguns templos na selva. 

Victory Gate
Ao entrar em Prasat Preah Khan, sentimo-nos como exploradores, como Indiana Jones da vida real que se encontram perante um templo a quem a Natureza deu novamente acesso. Após o encantamento inicial, apercebemo-nos do trabalho incrível que a civilização khmer fez há centenas de anos na construção do templo, das suas gravuras que representam cenas religiosas ou do quotidiano e quando damos por nós estamos a imaginar como seria este templo no seu auge.


Portão Este de Prasat Preah Khan
Interior de Prasat Preah Khan
O resto do dia foi passado a descobrir as maravilhas de mais templos khmer, cada um com a sua identidade e história.
Ta Som
Neak Pean
Pre Rup
O segundo dia, em que pretendíamos ver o famoso nascer do sol em Angkor Wat, começou com um amargo de boca: as nuvens não ajudaram a que conseguíssemos assistir a esse espectáculo. Entrámos no templo juntamente com dezenas de outras pessoas (viajar na época baixa tem as suas vantagens em termos de enchentes de turistas). Angkor Wat é o maior complexo religioso do mundo e continuar a sê-lo após tantos séculos demonstra a sua grandeza e dos seus construtores. Quer seja pelas vistas, pelos vários edifícios, pelas gravuras ou outras coisas mais, ninguém fica indiferente a este monumento que é património mundial da UNESCO.

Nascer do Sol em Angkor Wat
Interior de Angkor Wat


Interior de Angkor Wat
Seguimos para Bayon, templo onde dezenas de caras em pedra nos observam com o famoso sorriso khmer. Para nós, é sem dúvida um dos tempos favoritos, se não o favorito.
Bayon

Pormenor do Sorriso Khmer em Bayon
Finalizámos o dia com a visita a Ta Prohm, templo que foi propositadamente deixado num estado muito perto daquele em que foi encontrado pelos exploradores que o (re) descobriram como lembrança da fusão entre o templo e a selva. Qualquer um fica maravilhado com este espectáculo de Natureza.

Entrada Ta Prohm
Interior Ta Prohm
Árvore em Ta Prohm
O último dia foi dedicado a Banteay Srei, um dos templos fora do complexo principal de Angkor, mas com gravuras verdadeiramente impressionantes.

Interior de Banteay Srei
Pormenor de gravura em Banteay Srey
Terminámos a nossa visita com a certeza que muito mais há para ver e o desejo de regressar um dia para continuar esta aventura.
Prasat Preah Khan 



DICAS:

- visitar os museus antes de ir aos templos.
- a esntrada no complexo de templos é gratuita, só alguns templos exigem bilhete (os mais importantes). Podem sempre pegar na bicicleta/mota e dar uma volta pelo complexo.
- um condutor de tuk-tuk leva entre 15-20$ para um dia de visitas aos templos. No caso de Banteay Srei, o valor sobe para 20-25$.
- CUIDADO COM AS BURLAS. Um dos guardas do templo no 1.° dia ofereceu-se para nos tirar uma foto aos 2, depois sugeriu um sítio mais porreiro e com um ângulo diferente, depois outro... E no fim lá pediu dinheiro pelo 'trabalho'.
- NÃO DÊEM DINHEIRO ÀS CRIANÇAS OU COMPREM PRODUTOS DELAS. É uma das principais recomendações do governo: ao darem dinheiro estão a contribuir para que as crianças não vão para a escola.
- os almoços perto dos templos rondam os 6$/pessoa, mas conseguimos sempre por 3$/pessoa.

Comentários

  1. Fantástico! Aí está um destino que nunca tinha considerado muito... fiquei com vontade de ir ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem mesmo de cá vir, é fantástico! Beijinhos e obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares